

Onde a ciência encontra a gestão: o impacto da nutrição esportiva dentro do programa Academia Recife.
Como pesquisador e gestor esportivo, acredito que a eficácia de uma política pública deve ser medida pela sua capacidade de gerar dados e transformar realidades. Os indicadores recentes dos atendimentos nutricionais da Academia Recife (2022-2025) são um exemplo concreto disso. Com mais de 7.400 atendimentos nutricionais, observamos uma redução significativa na prevalência de obesidade entre os usuários: de 50,7% para 32,4% em apenas dois anos. O grande diferencial do program


Polo de Jardim São Paulo promoveu uma roda de conversa sobre a importância da atividade física no cotidiano
No dia 28 de abril de 2026, o Polo Jardim São Paulo das Academias Recife realizou a palestra “A importância da atividade física no cotidiano”, na Escola Municipal de Tempo Integral Dom Bosco, com a participação de aproximadamente 50 alunos das turmas do 8º ano. A ação foi conduzida pelos professores Marcelo Ribeiro e Adilma Máximo, em parceria com o gestor escolar José Gomes. Durante a atividade, foram abordados os benefícios da prática regular de exercícios físicos para adol


Palestra sobre Saúde Física e Mental promove bem-estar para docentes no Polo Barro
No dia 17 de abril de 2026, o Polo Barro das Academias Recife realizou a palestra “Cuidado com o corpo e a mente através da atividade física”, na Escola Municipal Dr. Antônio Correia, voltada às professoras da unidade escolar. A ação foi conduzida pelo professor Luiz Neto, com apoio da coordenadora pedagógica Jacqueline Faia, e teve como objetivo conscientizar as docentes sobre a importância da prática de atividades físicas para a saúde física e mental, especialmente diante d


Academias Recife realiza ação de acolhimento no Lar Paz e Bem
No dia 06 de maio de 2026, a equipe da Unidade de Santo Amaro das Academias Recife realizou uma ação social no Lar de Acolhimento Paz e Bem, instituição que acolhe pacientes em tratamento de saúde na capital. A atividade foi coordenada pelos professores Allysson Albuquerque e José Filipe e contou com a palestra “Cuidando da mente no dia a dia: autoestima, rotina e pequenos passos para se sentir melhor”, ministrada pela psicóloga Vilanir Batista, abordando a importância do aut


Manhã de Bem-Estar e Cidadania promove saúde e integração para idosos
No dia 19 de maio de 2026, às 10h, a Associação Viver a Vida recebeu a ação “Manhã de Bem-Estar e Cidadania”, promovida pelo Polo da Academia Recife da Pessoa Idosa, com foco na promoção da saúde, integração social e valorização da terceira idade. A atividade contou com a liderança do gestor Mariano Junior, supervisão da gerente Janice Ramos e apoio da auxiliar Veronilda Maria. A programação incluiu palestra sobre envelhecimento ativo com o professor José Filipe, além de sess


Polo Hipódromo realiza ação solidária com atividades físicas e arrecadação de alimentos
A Unidade do Hipódromo das Academias Recife promoveu, no dia 25 de abril de 2026, a ação “Manhã de Solidariedade”, na Praça do Hipódromo, reunindo alunos, moradores e equipe técnica em uma manhã de integração, saúde e solidariedade. A programação contou com atividades físicas e recreativas, incluindo sessão rítmica com o professor Guthyerre Henrique, recreação com as professoras Fábia Maria e Jacqueline Galhardo, além de uma corrida de 3 quilômetros. O momento foi encerrado c


Polo do Coque realiza ação de integração com estudantes da rede municipal
No dia 22 de abril de 2026, a Unidade do Coque das Academias Recife promoveu uma ação na Escola Municipal Professor José da Costa Porto, incentivando a prática de atividade física e a integração dos alunos do 7º ano. A atividade contou com apresentação sobre o Projeto Academias Recife, além de circuitos motores e recreações na quadra poliesportiva. A ação foi coordenada por Mariano Junior, com apoio da equipe técnica do IGEC e da professora Camila Estephany. A participação do


Polo Ipsep realiza ação social do Projeto Foi por Amor
No dia 31 de março de 2026, o Polo Ipsep realizou uma ação social por meio do Projeto Foi por Amor, voltada para as crianças atendidas pela iniciativa. A atividade contou com momentos recreativos, envolvendo diversas brincadeiras que proporcionaram uma manhã de muita alegria, integração e diversão. Durante a ação, também foram distribuídos chocolates para todas as crianças presentes. A doação foi realizada pelos alunos do Projeto Academias Recife, fortalecendo o espírito


Promoção da Saúde na Terceira Idade com Ginástica Laboral no Ibura
No dia 27 de março de 2026, às 15h, o Polo Ibura realizou uma intervenção social com o Grupo de Idosas Sorriso Alegre, na Escola Professor Jordão Emerenciano, localizada no bairro do Ibura (Cohab UR2). A ação teve como foco a prática de ginástica laboral, aliada a orientações sobre a importância da atividade física na terceira idade, destacando seus benefícios para a saúde, mobilidade, bem-estar e qualidade de vida das participantes. A atividade foi conduzida pelas profes


Recreação na Creche Municipal Sítio Grande
No dia 26 de março de 2026, às 10h, o Polo Lagoa do Araçá realizou uma manhã recreativa com as crianças da Creche Sítio Grande, localizada no bairro da Imbiribeira. A equipe foi composta pelo professor Ricardo Rosendo, pelo coordenador Ronaldo Santana e pela gerente institucional Janice Ramos. A ação contou com diversas brincadeiras, tais como: morto-vivo, ciranda de roda, atividades de coordenação motora, lateralidade e equilíbrio. Em seguida, foi entregue a cada criança u




















